sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mãe

"Quando eu te vi
Eu me encontrei
Eu me perdi
Foi tão doce de sentir
O que provei!
Quando te vi
Em ti me achei
É você o meu amor,
Agora eu sei"

Não é nada fácil esse meu novo papel de mãe, noites em claro, hormônios à flor da pele, preocupações inevitáveis... mas um imenso amor que não para de crescer! É trabalhoso, mas extremamente prazeroso! Dizem que ser mãe é sorrir em parafuso, e é mesmo! Junto com toda a alegria e ansiedade da espera do bebê chegaram junto as aflições e inseguranças normais da mamãe aqui de primeira viagem. Me preparei sim, achava eu, li revistas e livros, vasculhei quase todos os sites, fiz curso de pais e descobri, na prática, que a única pessoa que pode me ensinar a ser mãe é a minha filha! É um entendimento único, um olhar, um gesto, um toque e entre uma mamada e outra nós vamos nos conhecendo, nos entendo e nos amando cada vez mais. Inevitável não pensar na ligação que existe entre eu e ela, a minha mãe, que certamente sorriu em múltiplos parafusos pra mim e tento lembrar (como se fosse possível) de como era estar nos braços dela e me pego diversas vezes pensando no amor que ela sente por mim, o mesmo amor que sinto quando estou com Cecília no colo, essa ternura que só mãe tem e que só mãe sabe o que é! Nas noites de insônia e de extremo cansaço me recordo dos cursos de palhaço onde aprendi que uma das funções do riso é justamente a de despertar o que a vida nos exige em momentos de tensão: a elasticidade do corpo e do espírito! E é por isso que sorrio pra ela, e ela sorri pra mim! É, a minha mãe estava certa quando me disse que os pais aprendem muito mais com os filhos do que os filhos com os pais, e eu que ainda estou no começo das minhas aulas de "como é ser mãe" já posso concluir que filhos colocam nossos pés no chão e nossas cabeças nas nuvens.

4 comentários:

Unknown disse...

muito lindo, tenho muito orgulho de te ter como nora, mãe de minha neta, par do meu filho, amo muito vocês treis, beijos, Edu

juliabock disse...

Que lindo, Nana! Vc só me surpreende!

Gabriel disse...

Pessoal, Fala sério! Não ganhei na mega sena???
Ga

Lilian - São Paulo disse...

Poxa vida, que texto lindo!
Adoro seus textos, meus parabéns.
Familia linda!