terça-feira, 12 de maio de 2009

Cecília


Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno e asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.


(Cecília Meireles)


A Cecília está entre os meus autores preferidos; "entre"porque seria muita injustiça escolher o melhor entre todos os escritos maravilhosos que eu tanto amo. É como perguntar para uma mãe qual filho ela gosta mais. Mas confesso que ela, assim como a minha mãe e a Clarice Lispector, possui um lugarzinho especial na minha prateleira de livros. Apesar de muito conhecida, ela ainda é uma descoberta para mim. Hoje comprei um livro de poesias dela, aqueles pequenininhos de bolso...vim lendo no metrô, na escada rolante, na rua, no elevador...é incrível como ela consegue me prender dentro das suas obras e idéias! Entre poemas conhecidos e outros que agora são, fui envolvida pelo seu charme literário. Na verdade somos muito parecidas, temos muito em comum...somos fortes, determinadas, corajosas, porém, frágeis, delicadas, sensíveis... agradeço por tê-la como influência na minha vida, pois a admiro de todas as formas: como poeta e como pessoa. Para quem ainda não sabe, Cecília desde cedo teve uma vida marcada de muitas perdas, o que não a deixou amarga nem derrotista. Motivos não faltariam. Seu pai morreu três meses antes dela nascer. Sua mãe morrreu três anos depois. Foi criada então pela avó materna e pelos três irmão mais velhos - Victor, Carmen e Celeste- que também faleceram ainda jovens. Seu primeiro marido, o artista plástico Fernando Correia Dias, se matou em função de uma crise de depressão aguda. Cuidou sozinha de suas três filhas. Se consagrou como uma das maiores escritoras brasileiras, ganhou diversos prêmios e viajou por muitos países divulgando suas proezas e poesias... e sempre sorrindo!

Nenhum comentário: